Minha lista de blogs

sexta-feira, 17 de maio de 2013

COMO ENTENDER A ARTE - Por Nicéas Zanchett

COMO ENTENDER A ARTE 
Por Nicéas Romeo Zanchett 
                    Em cada época da história da humanidade existiram artistas com as mais diversas formas de expressão. Cada artista de gênio teve seus próprios meios de expressão; cada obra transmite emoções diferentes; portanto, ao ver uma obra você está contemplando diversos sentimentos. Partindo dessa premissa, podemos dizer que a arte é um sentimento para contemplar. 
                    O primeiro passo para entender uma obra é olhar atentamente, sem se preocupar com o assunto que ele representa.
                    Se a aquela obra é algo que você nunca viu, como por exemplo uma mulher pintada de azul ou um animal cor de rosa, não a condene. Pintura é uma criação, e criação é o poder de abstrair-se da realidade imediata. 
Esta obra eu pintei em 1973; ela representa 
o meu sentimento naquele momento.

                    Outro fator a ser considerado é que não é um bom assunto que faz uma obra boa, mas uma pintura boa, bem trabalhada, torna bom qualquer assunto.
                    A linguagem da música são sons e a da obra de arte são as formas e cores. Quando você houve uma Sinfonia Clássica não fica se perguntando o que ela quer dizer, mas apenas sente a emoção daquele momento. Da mesma forma, não precisa ficar o tempo todo se perguntando o que o artista quis dizer; procure apenas sentir a emoção. 
                    Gostar ou não gostar é uma questão muito pessoal. Deixe que o quadro ou escultura  o absorva, pois, sendo ela uma comunicação visual, cabe a "ela" comunicar-se com você e não o contrário. 
Esta escultura eu criei em 2002.

                    Cada estilo tem linhas próprias de composição. Você poderá observar se essas linhas da composição se desenvolvem sem muitos acidentes ou se, pelo contrário, são extremamente acidentadas. 
                     Ao ver uma pintura, observe as cores; num quadro de estilo coerente, geralmente às linhas calmas sucedem-se cores límpidas e espalhadas regularmente na tela; já às linhas acidentadas correspondem cores violentamente contrastadas. 
                    Caso ele exista, observe o claro-escuro. Os artistas o utilizam para dar uma sensação de terceira dimensão. Ao claro corresponde a parte que se encontra na luz, e ao escuro, o lado da sombra. Escuros e claros devem equilibrar-se. Nos pintores ou estilos  que preferem as cores fortes e linhas serenas, geralmente o claro-escuro é pouco visível, e os quadros parecem ter pouca profundidade. É o normal. 
Esta tela eu pintei em 2004.

                    Cada artista tem suas melhores e piores fases. Isto irá fatalmente se refletir na sua arte. Também cada época e cada indivíduo tem sua época e seu estilo característico. Portanto, não cabe a você querer que pintem igual a um Leonardo da Vinci ou um Ingres. São artistas que viveram em mundos diferentes e próprios e, portanto, impossíveis de serem imitados. 
                    O artista tem sua própria forma de ver o mundo; geralmente não pensa como as outras pessoas. Procure observar se ele deu mais valor aos volumes ou se preferiu dar mais ênfase à cor. No primeiro caso costuma se dizer que é uma pintura de valores escultóricos; no segundo, temos uma pintura de valores cromáticos. Você não pode exigir cores violentas numa pintura de valores escultóricos; na de valores cromáticos não incrimine o pintor de não saber dar volume às figuras. Lembre-se, cada expressão artística representa o sentimento do autor e não os seus sentimentos. Lembre-se também que os sentimentos de uma artistas podem variar infinitamente. 
.
Nicéas Romeo Zanchett 




3 comentários:

  1. Muito boa a matéria, eu estava precisando mesmo ler alguma coisa sobre o assunto. Também gosto muito de arte, sou desenhista, por isso o texto me interessa.

    ResponderExcluir
  2. Grande texto!O problema dos leigos em pintura (olha eu aqui),é querer sobrepor a emoção do pintor com a sua própria emoção.Aliás,poderia você me indicar algum livro sobre interpretação da Arte? Quero mergulhar nesse tema que pra mim é tão fundo quanto encantador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudo arte há mais de 40 anos. O meu conselho é que frequente galerias e museus. Assim você irá se familiarizando com a arte. Livros existem muitos, mas as informações não são objetivas. Eu tive a felicidade de conviver com grandes marchands e pintores renomados nos anos 70.

      Excluir