Minha lista de blogs

sábado, 20 de abril de 2013

A ESCOLA DE PLATÃO - Por Nicéas Romeo Zanchett

A ESCOLA DE PLATÃO 
         Por volta do ano 427 a.C., em Atenas, nasceu o grande Platão. No princípio de sua vida entregou-se à poesia, mas ao ouvir Sócrates desistiu dos ensaios de sua primeira juventude, e consagrou-se  inteiramente à filosofia. Quando Sócrates foi acusado, Platão voltou-se completamente em defesa de seu mestre. Empregou todos os meios possíveis para salvá-lo, e, como último recurso, dirigiu-se ao povo. Tinha preparado um discurso em para defendê-lo, mas arrancaram-no da tribuna e lhe impuseram silêncio absoluto. Depois da condenação e morte de seu mestre, tomou o caminho do exílio e lá ficou isolado por vários anos. 
          Parcialmente recuperado da morte de Sócrates, Platão retornou à pátria e abriu sua celebre escola nos Jardins da Academus. Esses jardins tinham pertencidos  a Academo, um dos heróis gregos, e ficavam perto de Atenas. Foi do nome de seu antigo proprietário que surgiu a palavra Academia.  Ali, no meio de oliveiras e de plátanos, reunia Platão os seus alunos, dando as suas lições ao ar livre. Muitos desses discípulos eram já bastante velhos, mas entre eles havia o jovem Aristóteles, que foi também um dos maiores nomes da filosofia.  
         A partir desse momento, Platão dedicou-se exclusivamente à filosofia, professando e escrevendo até morrer aos 81 anos. Depois da sua morte, durante muitos séculos, a Academia continuou a ser  um lugar onde os filósofos partidários da doutrina de Platão faziam suas dissertações.  Entre eles sempre estava o seu discípulo preferido, Aristóteles.
          Tal como Sócrates, Platão crê que a moral é o fim último de todo o conhecimento; mas não limita o homem ao seu domínio; pelo contrário, ele penetra, por assim dizer, de moral todo o universo. Para ele também, céu e terra são produtos de um pensamento divino. O mundo em que vivemos nada mais é do que um permanente e eterno mundo de idéias. Os homens, animais e plantas não são mais do que reproduções de tipos eternos, que contém todas as perfeições que se pode encontrar em cada espécie. Em  outras palavras, a "ideia" (homem, plantas, animais) é uma perfeição absoluta em si mesmos que não se encontra nas realizações terrestres do homem. Ele já afirmava que Deus é a Ideia Suprema, o Bem Supremo. O homem  nasce com o dever de tentar assemelhar-se, ao máximo que puder, á Deus (ideia Suprema). Em Deus residem as "ideias" do verdadeiro, do belo, do bem, do grande, do poderoso, etc. O homem deve ter por fim  realizar relativamente o que Deus realiza absolutamente.  A justiça está no seio de Deus, portanto Ele é justo;  o homem não pode ser "o justo", mas pode ser "um justo".  Ser um justo, segundo todos  os sentidos desta palavra,  é o dever maior do homem e o seu próprio destino. 
        Platão é o grande mestre da filosofia idealista, isto é, de toda a filosofia que crê que as "ideias" governam o mundo.  É um dos espíritos mais assombrosos de todos os tempos e de todos os países. 
.
Nicéas Romeo Zanchett 
A árvore platanus (Platanaceae) é uma planta nativa da Eurásia e da América do Norte. Típica do clima subtropical.


Nenhum comentário:

Postar um comentário